Cuidados Paliativos

Início das aulas: Agosto de 2019

Duração: 15 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:15 x R$ 650,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Quinzenal nos meses de março, abril, julho, agosto e setembro. Mensal nos demais meses.
Sexta: 14h às 22h
Sábado: 8 às 18h

Responsável ténico:

  • Grupo Paliares

Comissão científica: Dra. Carolina Sarmento, Dra. Gianne Murad Sudré, Dra. Isabela Ambrósio Gava e Psicóloga Priscila Souza Rodrigues.

Contrato:

Fazer inscrição


A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

 Profissionais da área de saúde (médico, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, odontólogo, farmacêutico).

Objetivo:

OBJETIVOS GERAIS
A prática de uma assistência multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente e seus familiares.
Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes, e seus familiares, a viverem o mais ativamente possível até sua morte.
Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.
Desenvolver capacidade de comunicação e tomada de decisões especialmente em situações de fim de vida e morte iminente, sempre enfatizando princípios éticos e jurídicos que corroboram os cuidados paliativos.
Reafirmar vida e ver a morte como processo natural.
Não apressar ou adiar a morte.
Melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente no curso da doença.
Promover o alívio para dor e outros sintomas que geram sofrimento.

Justificativa:

O Cuidado Paliativo é uma área em franco desenvolvimento e expansão no Brasil e necessita, cada vez mais, de profissionais habilitados e treinados para aprimorar qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças graves.
Considerando esse contexto, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) apoia a iniciativa de profissionais de diversas carreiras da área de saúde na oferta de um aperfeiçoamento em cuidados paliativos.

Conteúdo Programático:

ESTRUTURA CURRICULAR
 
MÓDULO 01: INTRODUÇÃO A CUIDADOS PALIATIVOS
EMENTA: Compreensão da estrutura e objetivos da pós, história e conceitos e indicações de CP, compreensão do Diagrama de Atendimento Multidimensional e introdução ao autocuidado e stress.
 
MÓDULO 02: COMUNICAÇÃO
EMENTA: Comunicação: empatia conceito e desenvolvimento de uma comunicação empática, más notícias - conceitos e desenvolvimento de comunicação em má notícias, autonomia e capacidade de decisão - conceito e prática. Conferência Familiar. Protocolo Spikes.
 
MÓDULO 03: CONTROLE DE SINTOMAS
EMENTA: Controle de sintomas:  Fisiopatologia da dor, dor aguda e crônica, dor total, dor oncológica, opioides e procedimentos adjuvantes para controle de dor, conceito, fisiopatologia e abordagem de dispneia, fadiga, náuseas, vômitos, obstrução intestinal e diarreia.
 
MÓDULO 04: ESPIRITUALIDADE
EMENTA: Identificação da esfera espiritual dos pacientes e panorama das principais religiões - conceitos e princípios.
 
MÓDULO 05: PROGNÓSTICO E FUNCIONALIDADE
EMENTA: Aprender a prognosticar e definir funcionalidade dos pacientes. Conhecer os principais escores prognóstico e escalas funcionais. Conceito e abordagem do paciente crítico crônico.
 
MÓDULO 06: ATENDIMENTO DOMILICIAR
EMENTA: Apresentação da abordagem domiciliar e suas peculiaridades.
 
MÓDULO 07: LUTO
EMENTA: Introdução ao luto, fases do luto e abordagem do luto.
 
MÓDULO 08: GERIATRIA
EMENTA: Conceitos, panorama, bioética, desafios e abordagem de CP em geriatria.
 
MÓDULO 09: BIOÉTICA
EMENTA: Conceito de bioética. Aspectos jurídicos em CP. Definição de Distanásia, Eutanásia e Ortotanásia. Diretrizes Antecipadas de Vida. Testamento Vital.
 
MÓDULO 10: ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
EMENTA: Apresentação da abordagem multidisciplinar do paciente nos âmbitos de nutrição, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e serviço social. Trabalho em equipe.
 
MÓDULO 11: PEDIATRIA
EMENTA: Conceitos, panorama, bioética, desafios e abordagem de CP em pediatria
 
MÓDULO 12: LEVANDO A TEORIA PARA A PRÁTICA
EMENTA: Experiência de casos clínicos reais. Dinâmicas de Role Play. Casos que deram certo e os casos que não deram certo.
 
MÓDULO 13: FIM DE VIDA
EMENTA: Abordagem multiprofissional na fase final de vida. Conceito de suporte avançado de vida. Quando fazer e como fazer a interrupção e a limitação. Definição e identificação e abordagem terapêutica da fase final de vida. Definição, indicação e quando/como fazer sedação/extubação paliativa.
 
MÓDULO 14: IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CUIDADOS PALIATIVOS
EMENTA: Passo a passo de como implementar um serviço de CP. Indicadores de qualidade.
 
MÓDULO 15: PRÁTICA
EMENTA: Aulas práticas – 10 turnos de 4 horas cada
 
METODOLOGIA CIENTÍFICA I, II E III (AO LONGO DO CURSO)
EMENTA: Teoria do conhecimento - senso comum, senso crítico, ciência. Estrutura do trabalho de pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa: finalidade; natureza; abordagem; objetivos; procedimentos técnicos; desenvolvimento no tempo.  Estrutura do Resumo e da Paráfrase. Normas gerais para citações no corpo do trabalho. Oratória.
 
SUPERVISÃO DE ATIVIDADES TCC (AO LONGO DO CURSO)
EMENTA: Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).