Gestão Pública e Desenvolvimento Local - Turma 2 de Presidente Kennedy

Início das aulas: Fevereiro de 2018

Duração: 14 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:16 x R$ 880,00

Periodicidade: Dias/horários de aulas: quinzenal - sexta-feira, sábados e domingo.

Coordenador(es):

  • Madalena Santana Gomes (madalenalouback@gmail.com)

Fazer inscrição

Descrição:

Matricula: 28 de junho a 12 de julho/2017.

Clique aqui para acessar a ficha

 

Público Alvo:

Portadores de diplomas de graduação plena nas diferentes áreas do conhecimento, reconhecidos pelo MEC, com pretensões de atuar como gestores de órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor.

O curso pretende desenvolver as competências de profissionais graduados para atuarem na gestão das diversas áreas, voltados para o gerenciamento de demandas de agenda pública privada e desenvolvimento local e regional.

 

Objetivo:

Objetivos Gerais

A Pós-graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Local têm como objetivo geral formar, numa concepção multidisciplinar, gestores  capazes de liderar Políticas Públicas com elevado espírito empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável na elaboração, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de políticas, planos, programas e projetos de desenvolvimento econômico e social em diferentes escalas, seja em órgãos da Administração Direta,  Indireta, Agências Governamentais ou não Governamentais, compreendendo o Setores Públicos, Privado e Terceiro setor.
    
Objetivos Específicos

• Propiciar a aquisição de conhecimentos e instrumentos de gestão que contribuam para a elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade da Gestão Pública e Privada;
• Fornecer subsídios teóricos e práticos que promovam a qualificação de profissionais que atuam ou poderão atuar na gestão de órgãos públicos, privados, ou do terceiro setor, voltados ao desenvolvimento local e regional;
• Formar Gestores comprometidos com os direitos humanos - econômicos, sociais, culturais, ambientais - e aptos a participar de processos voltados para o avanço da democracia, do desenvolvimento e justiça social na sociedade.
• Potencializar o desenvolvimento de competências humanas, técnicas, gerenciais e de políticas integradas, com vistas à produção do conhecimento cientifico associado à prática vivenciada;
• Contribuir para que o gestor desenvolva visão estratégica na gestão, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo da iniciativa privada e nos diversos setores da sociedade;
• Conhecer experiências eficientes de outros órgãos e instituições, visando qualificar, inovar e aperfeiçoar os procedimentos do cotidiano.

DELIMITAÇÃO DO OBJETO:
Oferta de Curso de Pós-graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Local aos profissionais de nível superior que atuem em organizações públicas ou privadas e do terceiro setor, aspirantes à carreira, que tenham interesse em adquirir conhecimentos e exercer atividades ligadas à Gestão Pública, e Desenvolvimento Local/Regional.

Justificativa:

No Brasil a formação continuada é entendida como as iniciativas de formação no período que acompanham o tempo profissional dos sujeitos.
Apresenta formato e duração diferenciados, assumindo a perspectiva da formação no processo. Tanto pode ter origem na iniciativa dos interessados como pode inserir-se em programas institucionais (Cunha, M., 2013).

A cobrança crescente dos cidadãos por melhoria de atendimentos e investimentos públicos reforça a importância desta prática em todas as esferas dos poderes

constituídos públicos, privados e do terceiro setor, exigindo pessoas capacitadas e que sejam atualizadas e preparadas para liderar, gerenciar, planejar e mobilizar pessoas em torno de projetos, planos e ações de gestão e Desenvolvimento local, todas essas necessidades, trouxeram novas exigências para os governos e intuições, que além da modernização dos aparelhos públicos, buscam pessoas capacitadas e preparada para atender todas as demandas colocadas nas diversas instancia de poder.

O Curso de Pós Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Local vem atender um compromisso da Emescam com a formação de pessoas que atuam nas diversas instituições e organizações, que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento local.
Pretende-se ainda, com a oferta deste curso, potencializar o espírito investigativo, o pensamento reflexivo, as relações colaborativas e as atitudes proativas e criativas, como molas propulsoras das políticas públicas e governamentais.

Neste sentido, que a EMESCAM, sempre atento ao atendimento da sociedade propõe o Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Local, para a formação de gestores públicos, privados e do terceiro setor, preparando-os para gestão e desenvolvimento e para as interessadas em avançar mais estarão preparadas para acessar o mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.

 

Conteúdo Programático:

O Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Local, constituído   por dezesseis disciplinas e dois seminários.
5.1 Estrutura Curricular
Nº    Modulo     C.H
01 - Cultura M. Organizacional  -  15
02 - Gestão Pública e Inovação  -  15
03 - Planejamento Estratégico de Gestão  -  30
04 - Indicadores Sócio Econômico   - 15
05 - Plano Plurianual  -  15
06 - Estado e Políticas Públicas  -  45
07 - Metodologia da Pesquisa  -  30
08 - Estratégia de Comunicação/Oratória   - 15
09 - Seminário de Gestão Política e Planejamento   - 15
10 - Ética e Gestão de Conflitos   - 15
11 - Ensino e Prática Docente (Didática)  -  15
12 - Orçamento público -  15
13 - Governança e Desenvolvimento/ Regional   - 15
14 - Licitações e Contratos   - 15
15 - Processos Sociais e Desenvolvimento Local  -  45
16 - Elaboração e Gerenciamento de Projetos   - 15
17 - Direito Administrativo -   15
18 - Seminário de Desenvolvimento Local  -  20
19 - CONCLUSÃO DO CURSO   - 40
TOTAL    400