Telemedicina Tecnologias Educacionais e E-health

Início das aulas: 04 de agosto de 2017

Duração: 09 Meses

CH Total: 438 Horas

Mensalidade:12 x R$ 975,00

Periodicidade: Na descrição abaixo.

Coordenador(es):

  • Chao Lung Wen (chao.wen@terra.com.br)

Fazer inscrição

Descrição:

- Plataforma Inovalab EDM: atividades baseadas em metas com carga horária equivalente a 10 horas semanais (Aprendizagem Baseada em Projeto de Soluções de Problemas – ABPSP).
- 1 webconferência quinzenal de 60 minutos.
- 5 Jornada de Telemedicina, bimestral, com participação presencial, de 12 horas de carga programática (sexta e sábado). Previsão: 1 Jornada na abertura do curso, 3 jornadas durante o curso e 1 jornada de finalização de curso, envolvendo avaliação de TCCs.
 

Clique aqui para assistir o vídeo do Drº Chao Lung Wen - Prof. de Telemedicina da USP



 

Público Alvo:

Médicos, Gestores de Saúde, Gestores de Hospitais e de Saúde Suplementar, Faculdades de Medicina.

Objetivo:

Capacitar os profissionais em Telemedicina e eCare com focos em Tecnologias Educacionais Interativas e modelos de Educação Interativa, Teleassistência e Telediagnóstico, Pesquisa Multicêntrica e gestão e empreendedorismo em eHealth.

Justificativa:

Atualmente, a Telemedicina (TM), Tecnologias Educacionais Interativas e eHealth são importantes áreas que oferecem ampla quantidades de conceitos e recursos tecnológicos para serem aplicados na potencialização da educação, assistência e pesquisa multicêntrica, e a tendência é a consolidação dos mesmos até 2021 e, um rápido crescimento até 2030, no Brasil. Estas áreas empregam modernas tecnologias eletrônicas, de informática e de telecomunicações para estruturar prover logística em saúde, aplicando ferramentas e soluções que podem ser usadas para disponibilizar serviços em nível regional, estadual, nacional ou mundial. Seu avanço vem ocorrendo de forma contínua no Brasil desde 2004, em função da modernização da infraestrutura de telecomunicação, do avanço e da acessibilidade das tecnologias de informática e dispositivos móveis e de políticas de incentivos governamentais.
O futuro da medicina e de outras profissões de saúde estará em breve associado com uso de Telemedicina e eHealth, pois serão os recursos que oferecerão amplo acesso à educação móvel e atualização profissional continuada, assistência, diagnóstico, logística, gestão epidemiológica, emergência e urgência e pesquisa a distância. A organização em rede por Telemedicina de diversos centros universitários e instituições, mostra que esta área representa uma otimização de processos, gerando uma “convergência” entre tecnologia e serviços de qualidade, que possibilitam melhorar as diversas atividades de forma integrada e multi-institucional.
Este curso se destina a preparar os alunos para as novas realidades que farão parte das práticas médicas nestes próximos anos, quando a telemedicina se tornará em um dos recursos para ampliar e otimizar o acesso a saúde de qualidade. A integração de conceitos e conhecimentos com os aspectos práticos, o estímulo a pesquisa com fomento a análise reflexiva e crítica, o estímulo a debates, elaboração de sínteses e ao desenvolvimento de soluções para problemas, em equipe, representam o núcleo central formativo do curso. Por meio da integração dos métodos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Team Based Learning (TBL), Aprendizagem significativa, Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e aprendizagem estruturada, o curso será ministrada por um método mais flexível, de forma que os profissionais possam adquirir experiências de forma mais eficiente e aplicá-las na prática.

Conteúdo Programático:

- Panorama da Telemedicina (TM) e Telessaúde (TS) no Brasil e no mundo, e as políticas públicas em TM e TS.
- Tecnologias Emergentes e inovadoras em TM.
- Impressora 3D para educação, apoio a diagnóstico, assistência e terapêutica.
- Recursos interativos síncronos e assíncronos (telepresença, vídeo/webconferência, audioconferência, mensagens instantâneas) assistência, educação e reuniões clínicas multicêntricas.
- Telepropedêutica e Telediagnóstico em TM.
- Aspectos Jurídicos relacionados com serviços prestados por meios interativos a distância e co-responsabilidades cíveis.
- Sistemáticas teleassistência, protocolos para realização de sessões de teleatendimento, armazenamento de dados clínicos digitais, uso de aplicativos de mídias sociais, infecção hospitalar com uso de smartphones, entre outros.
- Sigilo de informações digitais, proteção de dados eletrônicos, aspectos de segurança em trabalhos colaborativos realizados com aplicativos em nuvem etc.
- Hospital Digital Eficiente e organização de Teleambulatórios eCare, Telehomecare e mobile Health.
- Programa Jovem Doutor (Saúde nas Escolas, Comunidades e Telecentros) e estratégias em Atenção Primária.
- Estratégias para gestão da otimização de serviços de saúde pública e privada usando recursos interativos (logística de serviço de saúde).
- Tecnologias Educacionais Interativas, Educação Interativa 4.0 Metacognitiva e Sala de Aula do Futuro.
- Matrizes de Objetivos e competência e, multimeios, Mapas Mentais e Aprendizagem Acelerada.
- Gestão de aprendizagem baseada em plataformas educacionais interativas e Coaching Educacional.
- Pró-Inovalab em Saúde e Design de Comunicação Educacional: Comunicação Digital, Centro de Produção Digital e Mídias sociais.
- Objetos Educacionais de Aprendizagem e Homem Virtual (computação gráfica e impressão 3D) e propedêutica clínica morfofuncional.
- Programa Governamentais de Telessaúde e EaD: Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, UNASUS, RUTE.
- Empreendedorismo, Design Thinking, Modelo Canvas, Diagrama de Ishikawa, atividade em TBL para desenvolvimento de soluções aos problemas temáticos em Teleassistência, Telediagnóstico, Educação Interativa, eCare e Ética e Responsabilidade Cível.
- Webreuniões de planejamento e fechamento temático
- Jornadas de Telemedicina e eHealth