Segurança do Paciente e Qualidade nos Serviços de Saúde

Início das aulas: Março / Abril 2018

Duração: 15 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:18 x R$ 410,00

Periodicidade: Aulas quinzenais às sextas-feiras (18h30 às 22h30) e sábados (08h às 18h). Cada módulo poderá ter quatro horas de atividades não presenciais, acompanhadas pelo professor.

Coordenador(es):

  • Priscilla Rocha Araujo Nader – (priscila.araujo@emescam.br)
  • Sarah Cosme Foletto – (sarah.cosme80@gmail.com)


Contrato:

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A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Objetivo:

Formar profissionais para atuar na gestão da qualidade, gestão de riscos assistenciais e segurança do paciente em organizações de saúde.
 

Justificativa:

A consolidação da gestão estratégica na década de 80 evidencia que a competitividade e o desempenho das organizações são afetados negativamente por diversos fatores relacionados à qualidade dos serviços prestados, dentre os quais podemos destacar: deficiência na capacitação de pessoas, tomadas de decisões não embasadas em dados e condutas que não induzem a melhoria contínua. A gestão da qualidade aparece como um fator de transformação, agregando valor aos serviços (RODRIGUES et al., 2011).

Temas como excelência e qualidade do cuidado e gerenciamento de riscos assumem cada vez mais papel prioritário nas agendas dos gestores e profissionais de saúde, assim como dos usuários dos serviços de saúde (AZEVEDO et al., 2017). Para atender a essa nova demanda é necessária a capacitação de gestores e profissionais, objetivando a adoção de novas práticas com base em diretrizes e protocolos que viabilizem a acreditação e a busca por padronizações que potencializem e priorizem a segurança do paciente (PORTELA; MARTINS; LOPES, 2010 apud AZEVEDO et al. 2017).

Neste contexto, é relevante a formação de recursos humanos por meio da oferta de cursos de especializações sobre a temática segurança do paciente e gestão da qualidade, com o objetivo de capacitar gestores e profissionais de saúde para desenvolverem seus processos de trabalho com qualidade e para que possamos promover uma excelente assistência de saúde à população.

Conteúdo Programático:

MODULOS
- Gestão da Qualidade em Saúde
- Gestão da Assistência e Segurança do Paciente
- Gestão de Riscos Assistenciais
- Prática Observacional
- Metodologia de Pesquisa
- Trabalho de Conclusão de Curso