Neuroeducação – Turma Presidente Kennedy

Início das aulas: Junho / Abril 2018

Duração: 20 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:20 x R$ 689,00

Periodicidade: Sábado 8h às 12h e 13 às 17h (quinzenal).

Coordenador(es):

 
  • Profª Juliana Alvares Mattar - juliana.mattar@emescam.br

 

Fazer inscrição

Descrição:

Embora seja uma ciência relativamente nova, a neuroeducação tem experimentado grande conhecimento mundial na medida em que procura levar para a prática diária dos educadores, e demais profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano, descobertas importantes sobre os processos de aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem oral e escrita e outros conhecimentos acerca do desenvolvimento humano.

A Neuroeducação é gerada das interseções entre a neurociência e a educação e que agrega o ser humano a modificar estruturas funcionais limitantes na aprendizagem e aperfeiçoa as operações das matrizes de inteligência através do seu mapeamento cerebral, possibilitando a expressão máxima da sua potencialidade.  O mapeamento cerebral, nada mais é que a representação interna da realidade de cada um de nós, pois cada ser é único em suas experiências, em suas vivências, desta forma não existe um mapa igual ao outro.  Com isso a neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência e a educação para criar melhores métodos de ensino e aprendizagem.

Público Alvo:

Graduados em pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, profissionais da área da saúde e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

Objetivo:

Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensinoaprendizagem.

Conteúdo Programático:

A Relação entre saúde e Educação - Carga Horária: 4 horas Ementa: Saúde e Educação juntas na aprendizagem; Fracasso escolar: a contribuição da Saúde; Necessidades educacionais especiais; Desenvolvimento Cognitivo Infantil.

Fundamentos neurológicos - Neuroanatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral – Carga Horária: 8 horas Ementa: Como concebemos o cérebro hoje? - Fundamentos neurológicos em anatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral para os profissionais de educação.

Processamentos cerebrais - Carga Horária: 15 horas Ementa: O que os profissionais de saúde e educação precisam saber sobre os Processamentos cerebrais? – conhecendo os mecanismos de sensação, percepção, atenção, memórias, linguagem, aprendizagem e funções executivas.

Desenvolvimento cognitivo - Carga Horária: 30 horas Ementa: Cérebro e aprendizagem; Teorias de Cognição, Funções cognitivas e aprendizado escolar; psicologia do desenvolvimento, psicomotricidade, inteligência, escrita, matemática, metacognição, pesquisas contemporâneas.

Perfil neuropsicológico no desenvolvimento normal - Carga Horária: 30 horas Ementa: Existe o normal? Quando podemos considerar perfis normais de aquisições cerebrais - Perfil neuropsicológico

Perfil neuropsicológico e doenças - Carga Horária: 30 horas Ementa: Distúrbios neuro-psiquiátricos e psicofármacos; Deficiência auditiva, visual, motoras, mental; dislexia, discalculia, disortografia/disgrafia, distúrbios de aprendizagem; patologias de origem neurológica; Transtornos Globais de desenvolvimento; psicopatologias.

Educação Especial e processos inclusivos - Carga Horária: 30 horas Ementa: Deficiência intelectual, Transtornos do espectro autista, Altas Habilidades, TDAH, distúrbios comportamentais e de aprendizagem, TGD, O adolescente e o adulto com dificuldade escolar.

Processamento auditivo - Carga Horária: 15 horas Ementa: Conhecendo as principais formas de adquirir informação no contexto educacional – Noções neuroanatômicas, neuromaturação e neuroplasticidade do sistema auditivo; avaliação da função auditiva central; definições do processamento auditivo; desordens do processamento auditivo; processamento auditivo e percepção de fala; manifestações da disfunção do processamento auditivo; triagem e testes de avaliação; PA e atuação pedagógica, transtorno do processamento auditivo e aprendizagem.

Fundamentos neurológicos da aprendizagem - Carga Horária: 30 horas Ementa: Desenvolvimento e aprendizado da linguagem (oral, escrita, simbólica), processos lógicomatemáticos, desenvolvimento psicomotor, desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional em seu vínculo com o aprender.

Ciência e Criatividade - Carga Horária:  30 horas Ementa: O Cérebro e a criatividade; Senso comum e teorias sobre a criatividade; Definições de criatividade, inovação e sistema criativo; Técnicas e exercícios que potencializam a criatividade; Dinâmica do pensamento; Características individuais, influências neurológicas e sociais relacionadas à manifestação criativa; A experiência como impulsionadora do ato criativo; fatores psicossociais inibidores da criatividade.

Neuroeducação e ações pedagógicas - Carga Horária: 45 horas Ementa: Estratégias para a estimulação da atenção e memória; estimulação da linguagem, leitura e escrita; estratégias para a estimulação das funções executivas e planejamento organizacional para o estudo; processos lógico-matemáticos; desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional em seu vínculo com o aprender; intervenções pedagógicas para alunos NEE (necessidades educativas especiais).

 Neurodidática - Carga Horária: 30 horas Ementa: O processo Ensino e Aprendizagem contemplando as diferentes bases epistemológicas das neurociências, especificando as estruturas metodológicas de intervenção neurodidática do ensino para diversidade, contemplando um programa de intervenção a partir das competências e habilidades do ser que aprende e de quem ensina no contexto de sala de aula.

Desafios da inclusão e legislação específica - Carga Horária: 15 horas Ementa: Princípios e fundamentos da inclusão escolar. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada / integração / inclusão. Políticas públicas para Educação Inclusiva; Legislação Brasileira: o contexto atual. Problemas e perspectivas da Educação inclusiva na contemporaneidade. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva.
 Bioética: Implicações para o Processo Educacional- Carga Horária: 15 horas  Ementa: Fundamentos da Ética e da Bioética: problemas e limites. Dilemas bioéticos relacionados aos avanços da neurociência. Princípios da beneficência e da não maleficência aplicados à conduta dos profissionais frente a problemas de natureza ética/bioética.

Orientação familiar - Carga Horária: 15 horas Ementa: Os fatores constitucionais do desempenho escolar: capacidades, dificuldades, potencial, relação com o ambiente; Orientações para o manejo de crianças com transtornos de aprendizado e comportamento; Necessidades e anseios da criança; Fatores decisivos para resultados de sucesso, ou fracasso.

Metodologia Científica I e II – Carga Horária: 25 horas Ementa: Análise do processo investigativo e do método científico. Fontes e técnicas de pesquisa. Especificidade da pesquisa em neurociência e ciências humanas e sociais. Modelos de abordagens na pesquisa social. Elaboração do projeto de pesquisa. Normas técnicas de apresentação gráfica do trabalho científico segundo a ABNT.