Medicina Aplicada à Estética

Início das aulas: Maio de 2017

Duração: 12 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:15 x R$ 2280,00

Periodicidade: Mensal.

Coordenador(es):

Fazer inscrição

Público Alvo:

Graduados em Medicina.

Objetivo:

O envelhecimento da população brasileira é um importante estimulador do desenvolvimento de novos procedimentos que ajudam a manter uma aparência jovem. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que os idosos no Brasil deverão representar 26,7% da população (58,4 milhões de idosos para uma população de 218 milhões de pessoas) em 2060. A medicina brasileira passa por um momento delicado. Conhecer outras formas de atendimento são necessárias para que o médico (de qualquer área) sobressaia-se no mercado de trabalho. Numa sociedade extremamente consumista, alguns valores infelizmente se diluem, logo, a medicina deve atuar como guardiã de princípios e valores. Nesse sentido, o médico possui um papel fundamental na abordagem desses pacientes que só tendem a aumentar, em todas as áreas de atuação da medicina. Este profissional de saúde, na prática, deve ser experiente com o conhecimento necessário para atender à esta demanda crescente. Ainda é preciso saber que Conselho Federal de Medicina, sob o parecer n° 17/04 diz: "Os Conselhos Regionais de Medicina não exigem que um médico seja especialista para trabalhar em qualquer ramo da Medicina, podendo exercê-la em sua plenitude nas mais diversas áreas (...) e segundo o parecer CFM n° 8/96, Nenhum especialista possui exclusividade na realização de qualquer ato médico".

"Medicina Estética" não é uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira.

A relação das especialidades médicas e áreas de atuação é renovada e republicada periodicamente. A última relação foi aprovada pela Resolução CFM 1.845, de 12 de junho de 2008. É proibido aos médicos - o que caracteriza infração ética sujeita a punição pelos CRMs - a divulgação e o anúncio de especialista ou áreas de atuação que não tenham reconhecimento da Comissão Mista de Especialidades (CME). É o caso, por exemplo, da "Medicina Estética", que atualmente não é uma especialidade médica reconhecida.

Portanto, trata-se de um curso que visa o preparo adequado com base firme para profissionais de vida de inscritos no Conselho Reginal de Medicina (CRM) e que desejam aprender e/ou aprimorar sua realização de atos que devem ser, exclusivamente, voltados para Médicos.

Sabemos que o inciso I do Capítulo II do código de Ética Médica ressalva que é direito do médico exercer a medicina sem ser discriminado por questões de qualquer natureza. A Constituição Federal expressa em seu artigo 5°, inciso XIII, que: "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para os alunos regularmente matriculados, será realizada prova uma vez por mês, com média (mínima) de 60%. Ao final do curso (até maio de 2015), o aluno deverá apresentar o capítulo do livro que será editado pela editora Medbook de São Paulo e Monografia de conclusão.

PROVAS MENSAIS: Peso 2
MONOGRAFIA: Peso 1
CAPÍTULO DO LIVRO: Peso 1
APROVAÇÃO: Mínimo de 60%

CORPO DOCENTE
O corpo docente do curso do Curso de pós-graduação lato sensu ofertado é constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinqüenta por cento) destes, são pelo menos, portadores de titulação em mestrado ou de doutorado obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação. São médicos provenientes das áreas de dermatologia, cirurgia plástica, endocrinologia, nutrologia e angiologia.

Justificativa:

O conhecimento médico é usufruto da sociedade, podendo dele fazer uso o médico que estiver devidamente habilitado e/ou capacitado. Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente.

A equipe disponibiliza um curso atualizado, bem informado e determinado à oferecer o que existe de melhor em Medicina aplicada à Estética baseado em evidências científicas.

O curso possui carga horária de 400 horas consoante à Resolução nº 1 de 8 de junho de 2007. Embora seja uma carga horária reduzida, se comparada aos Cursos de Residência Médica, o curso preza em capacitar o profissional adequadamente, demonstrando não só o "lado bom" dos procedimentos estéticos e sim, relevar os aspectos negativos que podem causar à saúde. A capacitação de um profissional, para ser completa e efetiva precisa de vivência, de realidade. Uma equipe amigável e criativa de professores foi organizada, minuciosamente, para compor os três a quarto dias mensais agradáveis do curso. O aprendizado em Estética deve ser contínuo. É a área que mais existem congressos no Brasil e no mundo, e como não há possibilidade de participar de todos os eventos, é justo envolvermos em um conhecimento que seja ético, inteligente e interessante aos pacientes.

A grande preocupação do curso consiste em formar médicos competentes à prescrever tratamentos bem-sucedidos. O curso seguirá uma relação lógica entre o que você aprenderá e o que fará no consultório.

Conteúdo Programático:

1º Módulo: Curso de Prescrição Dermatológica Direcionada: Diagnóstico e Tratamento
Objetivo: Atualização no tratamento e seguimento das principais doenças dermatológicas em uma Clínica de Estética. Resume o tratamento de praticamente tudo ministrado em um curso de Pós-Graduação.

2º Módulo: Curso de Toxina Botulínica: Estética com noções de terapêutica
Estética do terço superior, inferior, hipertrofia de masseter, bruxismo, enxaqueca, blefaroespasmo e muito mais.

3º Módulo: Curso Emagrecimento e Procedimentos de combate à gordura localizada
Objetivo: Tratar pessoas obesas com medicamentos e dietas. Prática com Carboxiterapia, Radiofrequência, Lipocavitação, Velashape e Mesoterapia. O médico poderá atender com segurança todos que querem perder peso.

4º Módulo: Curso de Intensivo de Discromias e Peelings Avançados
Objetivo: Tratar pessoas melasmas profundos e saber fazer receitas diferenciadas. Prática com Peelings diferenciados. Saiba valorizar esse procedimento com métodos altamente eficazes.

5º Módulo: Curso de Laser e Luz Pulsada
Objetivo: Utilização prática do Laser de CO2, Luz Pulsada e Laser de Diodo para depilação com protocolos atualizados. É essencial. Todos precisam lidar com estes dois aparelhos (que podem ser alugados). Não há como atender estética sem trabalhar com estas duas grandes ferramentas.

6º Módulo: Curso de Preenchimentos Faciais
Objetivo: Utilização prática de ácido hiaulurônico básicos e terceira geração, bem como o uso do Radiesse® na face. Não podemos negar: É algo que todos pacientes desejam, mas poucos médicos são habilitados de forma eficaz.

7º Módulo: Curso de Sutura Silhouette Lift
Objetivo: Utilização prática do procedimento minimamente invasivo, sem cortes ou pontos, realizado em clínicas médicas e sem necessidade de anestesia ou sedação, para o tratamento da flacidez de face e do pescoço. Uma grande novidade em 2014. Resolve SIM quem está com pescoço caído e excesso de pele. Não precisa de aparelho, apenas de um material liberado pela ANVISA e vindo dos Estados Unidos.

8º Módulo: Curso de Plasma Rico em Plaquetas
Objetivo: Capacitar o médico, mediante um processo delicado de centrifugação e seleção dos elementos sanguíneos, a obtenção de um concentrado de FATORES DE CRESCIMENTO que, no contato com a pele, agem sobre as células danificadas estimulando sua regeneração e crescimento. O Plasma (PRP) é uma terapia rica em plaquetas que envolve a injecção das próprias plaquetas e fibrina do paciente no tratamento de rugas, cicatrizes faciais, mãos e pescoço. Conhecido por alguns como o"facelift de vampiro" (termo registrado pelo cirurgião plástico Charles Runels), é menos invasivo que uma cirurgia plástica, leva cerca de 20 minutos para cada tratamento, e oferece melhorias de até 18 meses.
O foco acadêmico do curso é que os alunos adquiram o conhecimento necessário sobre a aplicação de PRP em patologias estéticas comuns, especialmente no envelhecimento facial e sensibilizá-los para os padrões éticos e legais do exercício dessa prática.

9º Módulo: Curso de Dermatoscopia e Pequenas Cirurgias
Objetivo: A dermatoscopia é um exame que, de forma não-invasiva, pode avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco.
Inclui a realização pequenos procedimentos cirúrgicos para exérese de lesões de pequena complexidade, incluindo curetagem, criocirurgia e cauterização.

10º Módulo: Curso de Fleboestética
Objetivo: Realização de técnicas com uso de laser e soluções injetáveis para tratamento de varizes e telangiectasias em face e membros inferiores. Muitas pessoas cada vez mais precocemente apresentam varizes. Neste curso, o egresso sairá apto a tratar e diagnosticar esta condição intestética com uso de aplicação de mesclas específicas e lasers.

11º Módulo: Curso de Preenchimento Corporal e Subcision
Objetivo: Jamais utilizar agentes preenchedores definitivos. Este treinamento visa utilização do Ácido poli-l-lático, que estimula produção de colágeno e provoca o efeito lifting e também o uso da Subcision, técnica usada para a correção de rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo, incluindo a celulite.

12º Módulo: Curso de Ultrassom microfocado e Microagulhamento
Objetivo: O ultrassom microfocado é o um tratamento recentemente desenvolvido que estimula a produção de colágeno e o rejuvenescento da pele.
Por trabalhar de dentro para fora, o ultrassom microfocado é capaz de atingir de 1.5 mm até 4.5 mm de profundidade, sem agredir a pele. As ondas do ultrassom microfocado causam uma microcoagulação, agindo pontualmente no colágeno, com isso, trabalha de forma invasiva a sustentação da pele, diminuindo a flacidez. Microagulhamento é um pequeno e simples equipamento, projetado para fazer rolamento de micro-agulhas na pele, promovendo a formação de colágeno e elastina, além de originar uma intensa renovação celular. Com isso tem indicação precisa no rejuvenescimento facial, área dos olhos, pescoço, cicatrizes de Acne, estrias e suavização de cicatrizes pós-inflamação.