Nutrologia

Início das aulas: Junho de 2017

Duração: 12 Meses

CH Total: 420 Horas

Mensalidade:12 x R$ 2190,00

Periodicidade: Bimensal (Encontros a cada dois meses, com início numa quarta-feira à tarde e término no domingo pela manhã)
Estágio: 1 ano optativo após conclusão da Pós-Graduação
Convenio com a FAPECS - Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde (www.fapecs.com.br ou 027 3211-0223)
 

Coordenador(es):

Fazer inscrição

Público Alvo:

Graduados em Medicina.

Objetivo:

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Nutrologia tem o objetivo de oferecer aos profissionais com graduação em Medicina, uma base teórica e prática de Nutrologia, com o intuito de auxiliá-los no momento em que forem abrir a própria clínica ou consultório, bem como ajudá-los no processo de gestão da nova empresa criada.

Justificativa:

A falta de tempo faz com que grande parte da população não se alimente corretamente, o que provoca não só o descontrole do peso, mas deficiências nutricionais no organismo.

O problema do excesso de peso e da obesidade tem alcançado proporções epidêmicas no mundo todo. Estudos recentes e inéditos apontam que a obesidade alcançou mais da metade da população brasileira e está começando cada vez mais precocemente. O índice de obesidade tem aumentado na infância e no sexo masculino em geral, contando com cerca de 54%, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Nutrologia é uma especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

A maioria dos médicos ainda não está consciente e habilitada nesta área, não tendo o devido conhecimento e experiência para prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios médicos nutricionais. Há apenas uma pequena minoria de cursos oferecendo residência e treinamento na modalidade pós-graduação lato sensu em Nutrologia. Dentre os 655.396 registros de médicos ativos no Brasil, disponível no site do CFM, apenas 939 possuem Título de Especialista em Nutrologia.

A Nutrologia é uma área carente de profissionais em todo o território nacional. No Estado do Espírito Santo, em busca ativa pelo site do CRM-ES, existem apenas 24 médicos com Título de Especialista em Nutrologia.

Uma equipe amigável e criativa de professores foi organizada, minuciosamente, para compor os três a quarto dias mensais agradáveis do curso, o qual será ofertado pela Faculdade de Medicina mais tradicional do Espírito Santo, a EMESCAM - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória http://www.emescam.br/posCursos.aspx?codigo=38 em convênio com a FAPECS - Instituto de Pesquisa em Ciências da Saúde (http://fapecs.com.br/). O aluno quando se matricular, deverá fazer o pagamento da taxa à Fapecs (R$ 650,00) no primeiro dia do curso à vista ou dividido em até 3X no cartão de crédito. A taxa de matrícula refere-se às apostilas e pastas que serão entregues em cada curso.

Conteúdo Programático:

Avaliação Nutrológica
Atualização história clínica/exame físico, antropometria, bioquímica, bioimpedância,calorimetria direta e indireta e outros procedimentos médicos em nutrologia: avaliação enteral, avaliação parenteral, avaliação no pré e pós cirurgia bariatrica; calorimetria direta

Dietoterapia
Dietoterapia: uso de dietas específicas como agente terapêutico

Obesidade, Síndrome Metabólica e Dislipidemias
Dislipidemias: diagnóstico, fisiopatologia ; aspectos de biologia molecular, tratamento e evolução

Desnutrição protéico-calórica
Tratamento da desnutrição proteico-calórica

Transtornos da Conduta Alimentar
Transtornos da Conduta Alimentar - anorexia, bulimia, vigorexia e ortorexia

Nutrologia Esportiva
Capacitar o profissional médico no entendimento das relações alimento-nutriente-trabalho muscular e suas implicações para o rendimento esportivo.
Capacitar o profissional médico na avaliação, prevenção e tratamento dos distúrbios dos nutrientes que afetem o sistema ósteo-músculo-tendíneo, ora causando prejuízo na performance dos esportistas/atletas, ora causando distúrbios metabólicos sistêmicos que caracterizam as doenças crônico-degenerativas.


Nutrição Enteral e Parenteral do Adulto


Cirurgia Bariátrica cirurgião + nutrólogo
Indicação e acompanhamento de pacientes pré e pós cirurgia bariátrica; terapêutica nutrológica. Presença de um nutrólogo e cirurgião.


Deficiências de vitaminas e minerais
Estudo e tratamento de pacientes com carências vitamínicas e de minerais

Nutroterapia em especialidades médicas
Nutrologia ambulatorial e especialidades a fim: gastroenterologia, geriatria, nefrologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, cardiologia, oncologia e psiquiatria.

Procedimentos Médicos
Procedimentos médicos em nutrologia (CHPM)
Avaliação Antropométrica,
Bioimpedância e Calorimetria

Nutrologia Infantil I
Alergias alimentares, acomp nutrológico do neuropata, Intest curto.

Nutrologia Infantil II
Nutrição enteral e parenteral.

Nutrição Parenteral no Adulto
 
Nutrogeriatria
Obesidade na terceira idade: Obesidade paradoxal. Como tratar.
Andropausa e reposição hormonal masculina : Como diagnosticar e tratar
Uso de androgênios para ganho muscular em idosos : Quando indicar, como e quais usar
Programa para avaliação da massa muscular por bioimpedância :
Massa magra, massa gordurosa e massa muscular
Prescrição de exercícios para forcça e equilibrio no idoso
Dislipidemia no idoso: peculariedades, tratamento nutrológico e farmacológico.