Política Social, Gestão e Controle Social

Início das aulas: 13/04/2019

Duração: 15 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:20 x R$ 400,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Sábados 8h às 18h com algumas aulas às sextas feiras (quinzenal)

Responsável técnico:

 

Contrato:

Fazer inscrição


A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

Profissionais graduados em diversas áreas das ciências humanas, sociais e exatas

Objetivo:

OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar formação de qualidade, com vistas a desenvolver habilidades e competências que possam atender as demandas atuais do mercado profissional, seja setor publico, privado ou terceiro setor.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Capacitar para o uso dos instrumentos de planejamento e execução da área social;
- Qualificar o debate profissional sobre a pesquisa em Políticas Sociais e para a compreensão do campo da gestão democrática do controle social;

Justificativa:

A procura por cursos de especialização no campo da política social em sido uma constante, principalmente na área da gestão, uma vez que os cursos de graduação, em sua maioria não contemplam as disciplinas de gestão social em suas matrizes curriculares. Esse setor consolida-se como um grande mercado empregador de profissionais formados áreas das ciências humanas, sociais e exatas, tendo o Estado como seu maior empregador.
 
O dinamismo nas relações de trabalho, as questões socioeconômicas postas na contemporaneidade e o avanço da tecnologia, tem interferido diretamente no perfil de competência exigido pelas empresas privadas e, mesmo nas instituições publicas que buscam modernizar sua forma de gerir os recursos públicos. Sem mencionar no crescente mercado do terceiro setor, ampliando as possibilidades de contratação na área da gestão social.
 
Os cursos de especialização são hoje uma necessidade no contexto da formação intelectual de profissionais vinculados às mais variadas áreas do conhecimento. Isso porque o mercado pautado na lógica da inovação demanda profissionais com mais qualificação e aprimoramento para a criação de ferramentas e instrumentos que aperfeiçoem as práticas de gestão do trabalho em rede.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 01: Políticas Públicas (disciplina com aproveitamento de crédito no mestrado)

  MÓDULO 2: Seguridade Social e Cidadania 

 

MÓDULO 3: Os Serviços e as Políticas Sociais

 

MÓDULO 4: Organização e Gestão das Políticas Sociais no Brasil

 

MÓDULO 5: Práticas Sociais e Instrumentos de Gestão

 

MÓDULO 6: Processos sociais e desenvolvimento local (disciplina com aproveitamento de crédito no mestrado)

 

Metodologia Científica I, II e III (ao longo do curso)
EMENTA: Teoria do conhecimento - senso comum, senso crítico, ciência. Estrutura do trabalho de pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa: finalidade; natureza; abordagem; objetivos; procedimentos técnicos; desenvolvimento no tempo.  Estrutura do Resumo e da Paráfrase. Normas gerais para citações no corpo do trabalho. Oratória.

 

Supervisão de atividades TCC (ao longo do curso)
EMENTA: Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).