Gerontologia

Início das aulas: Maio de 2017

Duração: 12 Meses

CH Total: 360 Horas

Mensalidade:15 x R$ 520,00

Periodicidade: Aulas quinzenais às sextas-feiras (18h30 às 22h30) e aos sábados (8h às 18h).

Coordenador(es):

Fazer inscrição

Público Alvo:

Médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, cirurgião dentista, psicólogo, educador físico e demais profissional interessados na área do envelhecimento.

Objetivo:

Fornecer formação especializada no atendimento do paciente idoso para profissionais das várias áreas da ciência, de nível superior, apresentando as peculiaridades sobre o processo de envelhecimento com visão biopsicossocial e atendimento interdisciplinar nos níveis primários, secundários e terciários de atenção à saúde do idoso, além de finitude.

Justificativa:

A sociedade capixaba está envelhecendo, acompanhando o mesmo movimento no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê que até 2020, pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 60 anos vai superar o de crianças menores de 5 anos. Até 2050, a população global acima dos 60 anos deve passar dos 2 bilhões, mais do dobro dos 841 milhões atuais. Aproximadamente 80% deles, vão estar em países de média e baixa rendas.Coloca também que o aumento da longevidade, especialmente nos países ricos, se deve à queda do número de mortes causadas por problemas do coração. Isso aconteceu com a implementação de estratégias para reduzir o uso de produtos derivados do tabaco, controlar a pressão arterial e melhoras nas coberturas de saúde. A Organização Mundial da Saúde diz que apesar de as pessoas estarem vivendo mais, não significa que elas estejam mais saudáveis do que no passado

O aumento do nível de doenças e a redução do bem-estar da população estão prestes a se tornar um grande desafio à saúde pública global. Estas mudanças na estrutura etária, interferem diretamente no perfil epidemiológico das doenças, com aumento daquelas crônicas não transmissíveis (DCNT), com necessidade de abordagem multo e Inter profissional.

Diante deste cenário, o curso de especialização em gerontologia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), se caracteriza por afirmar a necessidade de aquisição de novos conceitos e conhecimentos bem como atualização e capacitação a respeito do processo do envelhecimento; enfatizar a relação entre o campo prático e as discussões cientificas e teóricas e contextualizar a temática do envelhecimento populacional.

Conteúdo Programático:

- Conceito e Estrutura Teórica da Geriatria e Gerontologia
- Análise Metodológica
- Aspectos biológicos do envelhecimento
- Práticas e Modelos Preventivos na Geriatria e Gerontologia
- Aspectos psico sociais do envelhecimento
- Doenças e Síndromes na Prática Geriátrica
- Modelos de atenção à saúde do idoso
- Cuidados ao fim da vida
- Elaboração de TCC