Farmácia Clinica e Prescrição Farmacêutica Baseada em Evidências

Início das aulas: 16/02/2019

Duração: 18 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:20 x R$ 450,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Sexta feira: 18h30 às 22 h e Sábado: 8h às 17 h (quinzenal)

Responsável técnico:

  • Arthur Diaz Marques (arthur.marques@emescam.br)
 

Contrato:

Fazer inscrição


A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

Farmacêuticos.

Objetivo:

OBJETIVOS GERAIS
Fornecer conhecimentos teóricos e práticos aos alunos de forma que estes possam atuar de forma crítica e reflexiva na relação farmacêutico-usuário do sistema de saúde (paciente) visando o incremento da capacidade de resolução dos serviços de saúde em todos os seus âmbitos
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer aos alunos ferramentas teóricas e práticas visando tornar o farmacêutico apto para realizar acompanhamento farmacoterapêutico completo e de qualidade, avaliando os resultados clínico laboratoriais dos pacientes e interferindo diretamente na farmacoterapia.
- Capacitar o farmacêutico para realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos de finalidade terapêutica que não exijam prescrição médica.
- Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades clínicas abrangendo boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica.
 

Justificativa:

O farmacêutico, em especial o de formação generalista é o profissional formado para o âmbito humanista, crítico e reflexivo, tendo como atribuições essenciais a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde humana, desenvolvendo atividades associadas ao fármaco e ao medicamento, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. 
Para que o farmacêutico possa exercer seu papel definido acima justifica-se a necessidade da educação continuada como forma de atualização e melhoria de suas habilidades e competências. A farmácia clínica é uma importante área de atuação farmacêutica que em muito contribui para que este profissional atinja seus objetivos enquanto profissional de saúde. A Farmácia Clínica objetiva a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia. Justifica-se a ampliação das atribuições clínicas do farmacêutico, em especial a Prescrição Farmacêutica como forma de favorecer o acesso a farmacoterapia, aumentar o controle sobre gastos, reduzindo assim os custos com provisão de farmacoterapia racional, além de propiciar a obtenção de melhores resultados terapêuticos.
É neste contexto que se alicerça a proposta do presente Curso de Especialização em Farmácia Clínica. 

Conteúdo Programático:

MÓDULO 01: Legislação farmacêutica
MÓDULO 02: Fisiopatologia Clínica
MÓDULO 03: Semiologia aplicada à Farmácia Clínica
MÓDULO 04: Farmacologia Clínica
MÓDULO 05: Serviços Farmacêuticos I
MÓDULO 06: Serviços Farmacêuticos II
MÓDULO 07: Toxicologia Clínica
MÓDULO 08: Prescrição de alimentos saudáveis e compatíveis com a farmacoterapia.  
MÓDULO 09: Interação Medicamentosas e alimentares
MÓDULO 10: Interpretação de exames laboratoriais
MÓDULO 11: Prescrição farmacêutica de MIP
MÓDULO 12: Consultório Farmacêutico
MÓDULO 13: Dermofarmácia e cosmética
MÓDULO 14: Atenção farmacêutica aos pacientes portadores de doenças crônicas
MÓDULO 15: Prescrição de medicamentos magistrais
Metodologia científica I, II e III (ao longo do curso)
Supervisão de atividades TCC (ao longo do curso)

Clique aqui para visualizar a ementa