Centro Acadêmico de Serviço Social Alacir Ramos Silva - CASSARS

O Centro Acadêmico de Serviço Social Dra Alacir Ramos Silva – CASSARS é a entidade máxima de representação das estudantes do curso na EMESCAM e é vinculado e orientado pela Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO. O CASSARS foi fundado na faculdade em 2004, através de uma articulação entre o corpo docente e discente à época. O Centro Acadêmico é respaldado por seu estatuto, que direciona e estabelece estratégias de luta do Movimento Estudantil de Serviço Social – MESS e que, ainda, está concomitantemente alinhado com o compromisso e direcionamento político da executiva do curso, que é por uma educação popular, de qualidade, laica, e por uma nova ordem societária, que seja antirracista, antimachista, antilgbtifobica e quaisquer outros tipos de opressão e exploração da classe trabalhadora.

 

Apesar de todas as estudantes serem membras do CA, há um conjunto de alunas, a coordenação executiva, que é eleita anualmente, cujo a finalidade é representar as estudantes e mediar as relações entre os órgãos da instituição, levando e trazendo as demandas e devolutivas do corpo discente. A coordenação executiva é composta por 7 pastas: Coordenação Geral, Coordenação de Finanças, Coordenação de Formação Profissional, Coordenação de Política, Coordenação de Combate às Opressões, Coordenação de Comunicação e Coordenação de Cultura e Esporte, que em conjunto constroem e planejam as ações desenvolvidas pela gestão vigente.

 

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CASSARS, estão a realização de palestras temáticas, oficinas, rodas de conversa, espaços culturais, etc., que fortalecem e contribuem para a formação profissional das estudantes, além de temas que debatam assuntos conjunturais.

O CA constrói organicamente a ENESSO e está sempre que possível nos encontros da executiva, a nível local, regional e nacional, com o intuito de contribuir ativamente nos espaços deliberativos e organizativo da entidade, ocupando também os cargos que são coletivos e contam com estudantes de todo Brasil.

Duração do Curso: 12 períodos
Número de vagas: 70 semestrais
Turno: Integral

Coordenador Geral

João Guilherme Simoura Pimenta Vieira

Coordenação de Formação Profissional

Yasmin Sousa Domingos

Coordenação de Comunicação

Filipe Neto Magalhães Leite

Coordenação de Política

Lorena Riani Rodrigues

Coordenação de Finanças

Matheus Carvalho Santos

Coordenação de Cultura e Esporte

Gabryellin K. Paiva de Souza

Coordenação de Combate às Opressões

Nathalia Souza Dias de Abreu

E-mail: cassars.emescam@yahoo.com.br

Ato legal: Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 1346 de 15/12/2017 publicada no DOU 18/12/2017

Objetivo

Formar médicos dotados de vasto conhecimento científico, de habilidades e de atitudes que possibilitem o necessário e competente desempenho profissional, compromissados e com postura ética adequada, capazes de desenvolver com responsabilidade, ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo.

Formar profissionais capazes de realizar atos médicos com qualidade, capazes de avaliar, sistematizar, propor e adotar condutas que sejam benéficas para os pacientes, com substantivo embasamento científico.

Formar médicos capazes de atuar, de forma plena, nos diferentes níveis de atenção, tanto no Sistema Único de Saúde quanto no Sistema de Saúde Suplementar, assumindo seu papel político de percepção e transformação da realidade social, em sua área de competência.

A profissão médica é ciência, é arte, e muito mais. A medicina em seus primórdios era voltada quase exclusivamente para o tratamento de pessoas doentes. Este conceito se expandiu e hoje o médico atua de diversas maneiras e em diferentes áreas. Diagnosticar e tratar pessoas enfermas continua sendo o maior campo de atuação do médico. Clínicos, pediatras, cirurgiões, ginecologistas e a maioria dos demais especialistas atuam na maior parte das vezes se empenhando em firmar diagnósticos, prescrever e executar tratamentos. Para tal, conta com o auxílio imprescindível e indispensável dos demais profissionais da área da saúde. Porém, muitas outras atividades podem ser desenvolvidas pelos médicos: prevenção de doenças mediante estudos epidemiológicos; elaboração e participação em projetos como os de controle de pressão arterial, peso, colesterol, glicemia, bem como os de orientação individual ou coletiva sobre cuidados com a saúde; proposição, elaboração e desenvolvimento de políticas públicas de saúde; pesquisas em ciências básicas, como a farmacologia, fisiologia, imunologia, genética; atuação em instituições de ensino, pesquisa, empresas de biotecnologia, indústria farmacêutica; outras.

O campo de trabalho para o médico dentro das empresas vem crescendo, quer seja como consultor, médico do trabalho ou outra atividade relacionada à saúde do trabalhador. Áreas em expansão também compreendem a medicina do esporte, a medicina aeroespacial, o desenvolvimento de aplicativos relacionados à saúde, o trabalho conjunto com outros profissionais no desenvolvimento tecnológico da medicina, além da gestão em serviços de saúde. Nada o impede de exercer mais de uma função. Um médico pode, por exemplo, ser cirurgião e professor; pode ser cardiologista e pesquisador; pode ser psiquiatra e perito judicial; pode ser anestesiologista e gestor hospitalar. São inúmeras as possibilidades. Em quaisquer destas atividades, atuará sempre com altruísmo, responsabilidade, honestidade, competência e solidariedade, esta talvez a mais importante qualidade do médico.

O Curso de Medicina da EMESCAM proporciona o ensino necessário para que todas estas capacidades sejam desenvolvidas.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar