I. CONGRESSO CAPIXABA DE ENFERMAGEM



A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, responsável por gerir as instituições Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, objetiva formar profissionais de saúde e prestar serviços humanizados para a comunidade.

Nesse sentido, visando à integração entre a comunidade científica e a comunidade de saúde, a EMESCAM junto à Coordenação de Enfermagem apresenta o I Congresso Capixaba de Enfermagem, que traz em sua temática: “Promoção da saúde como fator de desenvolvimento local”, assim como o “II encontro Interdisciplinar de saúde do Estado do Espírito Santo”. O evento contemplará as áreas da ciências da saúde com foco na intersetorialidade, buscando promover a discussão sobre a saúde como fator fundamental para o desenvolvimento, ressaltando que os indivíduos e as populações saudáveis estão condicionados a sua capacidade de adaptação às mudanças. Sob uma perspectiva de adaptação social e adequação às situações, a saúde insere-se num quadro conceptual organizador dos recursos individuais e coletivos.

Nesse contexto, destaca-se a importância de refletir sobre conceitos da promoção da saúde como caminho para o desenvolvimento local, uma vez que a promoção da saúde estar associada ao comportamento dos indivíduos e aos determinantes da saúde através de uma combinação de estratégias na qual constam as políticas públicas saudáveis, ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais, reorientação do sistema e parceria intersetorial.

Assim, durante o evento acontecerão Simpósios, minicursos e apresentação de trabalhos científicos sobre os temas relacionados à temática geral. O evento é uma proposta de integração entre estudantes e profissionais da saúde, para o fortalecimento da Enfermagem enquanto profissão multidisciplinar com as demais do meio das Ciências da Saúde.

O referido congresso constituir-se-á de uma carga horária de 30h, sendo, terça-feira (08/05- Noite- cerimônia de abertura), quarta-feira (09/05, Manhã Simpósios, e tarde demais atividades; quinta-feira (10/05), atividades durante todo o dia; e sexta (11/05) atividades pela manhã e minicursos no turno da tarde.

Instruções I Congresso Capixaba de Enfermagem