A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de representação acadêmica com funções de:
– Elaborar e desenvolver a proposta da avaliação interna (autoavaliação).
– Coordenar os processos internos de avaliação da Instituição.
– Sistematizar as informações.
– Divulgar as informações.
– Fornecer as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)
Avaliação interna ou autoavaliação:
É um processo contínuo por meio do qual a Instituição constrói conhecimentos sobre sua realidade, buscando compreender o significado do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Composição do CPA:
I – Coordenador;
II – Representantes do corpo técnico-administrativo;
III – Representantes da sociedade civil organizada;
IV – Representantes discentes; e
V – Representantes docentes.
Dimensões a serem consideradas no processo de autoavaliação
(Estabelecidas pela lei nº 10.861/04)
1 – Missão e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
2 – Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, atividades de extensão, bolsas de pesquisa, monitoria e demais modalidades;
3 – Responsabilidade Social da Instituição: Contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
4 – Comunicação com a sociedade: Estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa.
5 – Políticas de pessoal, as carreira do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e condições de trabalho.
6 – Organização e gestão da Instituição: Funcionamento e representatividade dos colegiados e sua interdependência, autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios.
7 – Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
8 – Planejamento e avaliação em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação Institucional: Adequação e efetividade do projeto Institucional e pedagógico de cada curso.
9 – Políticas de atendimento a estudantes e egressos: Programas e critérios utilizados para atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil.
10 – Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
11 – Outras dimensões: Itens importantes para a identidade institucional, suas especificidades e missão (hospital, inserção regional e outros).
Para respeitar as especificidades de cada instituição e manter sua autonomia, o roteiro de autoavaliação para estas dimensões está organizado em três núcleos:
– Básico e comum;
– Temas optativos;
– Documentação, dados e indicadores.
ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA Primeira: preparação
– Constituição da CPA
– Sensibilização
– Elaboração do Projeto de avaliação
Segunda: desenvolvimento
– Ações
– Levantamento de dados
– Análise das informações e relatórios parciais
Terceira: consolidação e elaboração de relatórios
– Relatório
– Divulgação
– Balanço crítico