ESTRUTURA CURRICULAR
Área de Concentração
Políticas Públicas, Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local
A área de concentração fundamenta-se na concepção ampla das Políticas Públicas em uma perspectiva de compreender a articulação das relações sociais, do Estado e do Desenvolvimento Local, nos diferentes cenários que envolvem a tomada de decisão na área da saúde e nos diversos contextos que abrangem as diferentes áreas de conhecimento. Esses estudos são mediados pelos Processos Sociais, tomados a partir da estrutura da Justiça Social e da Política, considerando ainda as contradições da realidade nacional, que exclui amplas camadas da população aos direitos sociais. Nesse sentido, destaca-se a noção de saúde ultrapassando as Ciências Biomédicas, guardando relações com as determinações históricas, políticas, sociais e culturais que se manifestam no espaço local como constituído e constituinte da realidade do estado do Espírito Santo e diferentes regiões brasileiras.
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa 1: Políticas de Saúde, Integralidade e Processos Sociais
Esta linha de pesquisa aglutina os estudos sobre as Políticas de saúde que direcionam o Sistema de Saúde vigente e a atenção à saúde suplementar. Analisa os aspectos da saúde ampliada que se desdobraram dos debates iniciados na década de 1970, a partir do Movimento de Reforma Sanitária. Tal compreensão do processo saúde doença afirma sua determinação social e por isso aborda as condições de vida e de trabalho do ser social, de onde se originam os múltiplos aspectos envolvidos nesse processo. Privilegia as pesquisas sobre o Sistema Único de Saúde, considerando suas diretrizes como universalidade, integralidade e equidade, além de pesquisas que trazem a discussão dos indicadores de saúde e a relação com os determinantes sociais. Abrange também os estudos sobre os processos de trabalhos em equipes interdisciplinares e de luta dos movimentos sociais pela garantia das condições da saúde coletiva. Inclui, ainda, estudos epidemiológicos, de redes de serviços de saúde, de processos de gestão na interface com processos socioeconômicos, culturais, ambientais, de tecnologia e inovação, aliando a concepção da dimensão saúde à inovação. Ainda abrange estudos sobre formação profissional, acessibilidade e participação do usuário no controle social.
Linhas de Pesquisa 2: Processos de Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Esta linha de pesquisa reúne os estudos sobre o trabalho e os processos de trabalho na sociedade capitalista, considerando-os a partir das profundas transformações em sua materialidade, que afetam as formas de organização social. Propõe ainda o estudo dos determinantes sociais que permeiam as relações Estado-sociedade e as concepções de desenvolvimento, contemplando as políticas públicas e os diversos processos e movimentos sociais urbanos e rurais. Abarca também os estudos sobre meio ambiente, as condições de vida, de trabalho e de organização do ser social, nos espaços e territórios da vida social e da esfera pública. Abrange os estudos sobre as relações das políticas públicas dirigidas aos distintos segmentos populacionais rurais (índios, quilombolas, pequenos proprietários rurais, empresários rurais) e urbanos – associados aos grandes projetos industriais -, focados na exportação de commodities (minério de ferro, aço, celulose) e a economia a eles associados, existentes no estado do Espírito Santo.
Linhas de Pesquisa 3: Serviço Social, Processos Sociais e Sujeitos de Direito
Esta linha de pesquisa reúne os estudos sobre Serviço Social e processos sociais, tais como: participação, emancipação, pobreza, violência, entre outros, a partir de sua mediação crítica com os processos econômicos, culturais e ambientais, identificando nas múltiplas expressões da questão social os aspectos fundantes da realidade concreta. Estuda também as relações Estado-sociedade no que concerne às políticas públicas, enquanto respostas do Estado às demandas sociais e a ação dos atores sociais nas lutas e movimentos por direitos de cidadania (civis, políticos, sociais, humanos, geracionais, de raças e etnias, de gênero e de livre orientação sexual); assim como sobre os processos de luta para a defesa e ampliação dos direitos e da democracia. Incluem, ainda, estudos sobre as tensões e interlocuções que o Serviço Social realiza a partir das contradições que atravessam a profissão desde sua emergência, até as contradições atuais, ditadas pela reestruturação produtiva.
DISCIPLINAS
As disciplinas estão organizadas de forma a promover uma articulação de ideias e categorias teóricas situadas no interior da área de Serviço Social com a discussão da política pública de saúde e daquelas voltadas para o desenvolvimento local, tomando de forma crítica os processos sociais como ponto de partida para a análise da realidade social em sua totalidade. Pretendemos a construção de uma concepção de políticas públicas numa perspectiva de totalidade que revela-se imprescindível, especialmente para a área da saúde, que tem na integralidade um de seus eixos centrais.
Nessa direção, a abordagem interdisciplinar como foco do Programa tem suscitado a necessidade da problematização teórica da integralidade, com ênfase no estudo das políticas de saúde e no seu necessário diálogo com as demais políticas. Tal concepção acaba, assim, se aproximando de uma visão de totalidade para problematizar os processos de trabalho e os processos sociais, cujas expressões se materializam na questão social. Desta forma, o mestrado está estruturado com 18 disciplinas, sendo 3 obrigatórias e 15 optativas.
As disciplinas optativas poderão ser cursadas pelos alunos das três linhas de pesquisa de acordo com o desenho do Projeto de Pesquisa do discente e de acordo com a orientação do professor orientador. O aluno deverá cumprir pelo menos 3 disciplinas optativas, perfazendo um total de 9 créditos. Cada uma delas possui 45 (quarenta e cinco) horas e contabiliza 3 (três) créditos.
Disciplinas obrigatórias:
Estado e Políticas Públicas
Ementa: Os clássicos da política. Raízes do pensamento político moderno: autonomia do político, contratualismo, liberais e republicanos. Pensamento crítico sobre o Estado capitalista na tradição clássica e contemporânea. As revoluções burguesas e proletárias. Debate sobre Reforma ou Revolução. Neoliberalismo e Reforma do Estado, processo de privatização e terceirização das políticas públicas. Contextualização das Políticas Públicas no marco das transformações societárias do final do século XX. Formação e fundamentos políticos e jurídicos do Estado Brasileiro e os sistemas de proteção social a partir da constituição Federal de 1988.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Processos Sociais e Desenvolvimento Local
Ementa: Debate teórico sobre processos sociais e teorias de mudança social nas Ciências Sociais. Processos sociais de longo alcance, transformações sociais e revoluções. Revoluções sociais burguesas (séc. XVIII) e proletárias (séc. XX). Experiências históricas e regimes políticos totalitários, ditatoriais e democráticos no século XX. Desenvolvimento econômico mundializado e economia do Espírito Santo (séc. XX e XXI). Impactos ambientais da economia local na qualidade de vida da população urbana e rural. Processos sociais e relações sociais locais e o desencadeamento de diferentes formas de participação e organização social e política como instrumentos que resultam em mudanças no âmbito local. Desenvolvimento local e os princípios da sustentabilidade econômica, social, ecológica e cultural. Importância econômica da sustentabilidade nas estratégias de desenvolvimento local sustentável: o caso do Espírito Santo no cenário brasileiro e mundial. Abordagem intersetorial e interdisciplinar das públicas e sociais como fator desencadeador de mudanças locais na ação de governos e da sociedade civil.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Metodologia Científica
Ementa: As diferentes formas de conhecimento, a linguagem científica e os critérios de cientificidade. Epistemologia das ciências humanas e sociais. Aspectos gerais da investigação científica. Tipologia de pesquisa e as principais estratégias metodológicas. Técnicas e instrumentos. Etapas para a elaboração de projetos de pesquisa. Considerações éticas que envolvem a pesquisa com seres humanos. Processo de desenvolvimento da pesquisa. Introdução geral à pesquisa quantitativa e qualitativa.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Disciplinas optativas
Questão Social no Capitalismo Contemporâneo
Ementa: Determinações sócio-históricas do trabalho e da questão social nos marcos do capitalismo. A centralidade da categoria trabalho e a relação ontológica do ser social com a questão social. Transformações do capitalismo contemporâneo e as expressões da questão social e suas particularidades no Brasil. Questão social e políticas públicas no capitalismo contemporâneo e o debate da questão social no Serviço Social.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Direitos de Cidadania e Sujeitos de Direitos
Ementa: Direitos e deveres enquanto processos civilizadores. Identidade cultural e multiculturalismo. Inclusão social e desigualdades sociais. Cidadania, direitos fundamentais do cidadão e sujeitos de direitos. Relação entre Estado e sociedade na construção de direitos. Novos direitos de cidadania na diversidade: raça/etnia, gênero, geração, orientação sexual, e os direitos de terceira geração, tais como convivência pela paz, preservação do planeta, do patrimônio público e social do País. O debate contemporâneo sobre a formação de sujeitos de direitos, as redes e práticas de sociabilidade e as políticas de proteção e de direitos humanos.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Lutas Políticas e Movimentos Sociais
Ementa: A questão da reforma e da revolução no debate clássico e contemporâneo. Emancipação humana, transformações societárias e políticas da perspectiva das classes sociais, formação da consciência de classe e os desafios para a formação do sujeito coletivo. Movimentos sociais e a perspectiva gramsciana de Estado ampliado, representatividade, controle social e poder político. Movimentos sociais urbanos e rurais e a cultura política brasileira. Novos movimentos sociais em diferentes perspectivas analíticas.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Metodologia da Pesquisa Qualitativa
Ementa: Aportes teóricos e metodológicos para o desenho da pesquisa na abordagem qualitativa. Método fenomenológico e método dialético. Aproximação aos diferentes tipos de pesquisa qualitativa: estudo de campo, pesquisa documental, estudo de caso, pesquisa participante, pesquisa-ação, estudo etnográfico, história oral. Instrumentos, técnicas e procedimentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa: observação, questionário, formulário, entrevista, grupo focal, depoimentos. A análise qualitativa de dados.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Metodologia da Pesquisa Quantitativa
Ementa: Paradigmas da ciência, da metodologia e da pesquisa quantitativa. Desenho e Desenvolvimento de projetos. Aspetos éticos, bioéticos e normas reguladoras da pesquisa de metodologia quantitativa. Elaboração e estrutura básica dos projetos de pesquisa. Tipos de estudos e projetos quantitativos. Adequação de métodos e técnicas aos objetivos de estudos quantitativos em políticas sociais e de saúde. Preparação de bancos de dados. Aplicação e análises estatísticas básicas da pesquisa quantitativa. Utilização de pacotes estatísticos como banco de dados e análises de dados.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Epidemiologia
Ementa: Aspectos históricos e epistemológicos da Epidemiologia. Epidemiologia e o campo da saúde coletiva. Determinação social e causalidade em saúde. Conceito de risco. Medidas de ocorrência de eventos no processo saúde-doença. Fontes de dados. Instrumentos de coleta de dados. Desenhos de pesquisa epidemiológica. Modelos de análise epidemiológica. Epidemiologia Social e Epidemiologia Crítica. Epidemiologia do ciclo vital. Epidemiologia aplicada a sistemas e serviços de saúde.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Políticas Públicas de Saúde
Ementa: evolução histórica da concepção de Saúde Coletiva desde as origens da Medicina Social na Europa. Determinantes sociais da saúde. Vulnerabilidade, promoção e prevenção em saúde. A emergência da Saúde Coletiva como política pública e movimento social no Brasil e a proposição do Sistema Único de Saúde. Ordenamento jurídico, operacionalização, princípios e diretrizes do SUS. Modelos de atenção à saúde no Brasil, a Estratégia da Saúde da Família, a média e alta complexidade na saúde e a saúde suplementar no SUS. Política de Saúde, Política Social, participação e controle social na atenção à saúde. Sistemas comparados de saúde e o financiamento da saúde. Saúde como atividade econômica.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Políticas Públicas e Trabalho
Ementa: A categoria Trabalho. Os sentidos do trabalho nas ciências sociais e sua centralidade na vida social. A divisão do trabalho e as classes sociais. A formação da classe trabalhadora. Sindicalismo a luta de classes. Taylorismo-fordismo, produção flexível e transformações atuais no mundo do trabalho. Flexibilização das relações de trabalho. Políticas públicas de trabalho, emprego e renda. A sociedade capitalista atual e o futuro do trabalho.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Bioética e Políticas Públicas
Ementa: Princípios da bioética, a origem e a evolução de seus conceitos. Ética, novas tecnologias da saúde e da produção de inovação e conhecimento compartilhado no campo da saúde. A bioética das situações persistentes: desigualdades sociais e de gênero, racismo, aborto e eutanásia. Bioética das situações emergentes: fecundação assistida, projeto genoma humano, engenharia genética, transplante de órgãos e tecidos, pesquisa com seres humanos. Compra, venda e aluguel de partes do corpo.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Tópicos Especiais
Ementa: Disciplina com ementa aberta, sujeita à necessidade da conjuntura, das demandas dos alunos e seus projetos de pesquisa, da disponibilidade de professores para oferecer conteúdos novos e importantes nas Linhas de Pesquisa;
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas
Ementa: Desenvolver conceitos básicos de planejamento, gestão e avaliação de Políticas Públicas, com enfoque estratégico de planejamento que permita apreender a complexidade dos processos sociais e que, ao mesmo tempo, forneça ferramentas operacionais para o planejamento e avaliação de projetos e planos de ação para o enfrentamento de problemas que resultem num impacto positivo na qualidade de vida da população.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Fundamentos de Economia Política
Ementa: A Economia Política Clássica e a Crítica Marxista da Economia Política. Trabalho, Mercadoria, Valor e Preço. Os Modos de Produção pré-capitalistas. O Modo de Produção Capitalista e a exploração do trabalho. Mais-Valia, Lucro e taxa de Lucro. Crises e contradições do capitalismo. O imperialismo. O Capitalismo Contemporâneo: A Manufatura, o Taylorismo-Fordismo, o Modelo Japonês, e a Mundialização do Capital.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Ensino e Prática Docente
Ementa: A formação pedagógica do professor universitário; Novas perspectivas em metodologia de ensino e prática docente; Estudo da Pedagogia da autonomia de Paulo Freire; Estratégias de ensinagem; Estratégias de ensinagem; Diretrizes curriculares do MEC para cursos de graduação na área da saúde; Práticas pedagógicas para o Século XXI; Práticas inovadoras na formação de professores; Gestão estratégica da informação, do conhecimento e das competências no ambiente educacional; Práticas inovadoras na formação de professores; O internato e os estágios baseados em competências; Desafios na busca de novas oportunidades de aprendizado, inovação e competitividade; Realização de atividade prática em sala de aula.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Processos Sociais e Cidadania
Ementa: O agir político do homem como ser social e histórico. Processo histórico, racionalidade política e consciência dos atores sociais. Processos sociais e lutas políticas na construção da cidadania. Histórica proclamação de direitos e desproteção efetiva. Necessidades sociais, demandas por democracia e por direitos. Estado democrático representativo e as restrições neoliberais à cidadania.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
Bases de Intersetorialidade e Interdisciplinaridade nas Políticas Públicas
Ementa: construção do conhecimento e principais teorias na ciência moderna. Relações de saberes e de poder. As categorias: historicidade, totalidade e contradição, no materialismo dialético. Questão social, pobreza, desigualdades sociais e políticas públicas. Sistema de proteção social. Interdisciplinaridade: articulação de saberes e experiências de trabalho em equipe. Intersetorialidade: gestão pública, sinergia, integração e interdependência das políticas públicas, base territorial e sociomatricialidade familiar. Ampliação do conceito de Interdisciplinaridade e de Intersetorialidade nas políticas públicas de assistência social, educação e saúde.
Carga horária: 45h
Créditos: 3
IMPORTANTE: As disciplinas optativas são cursadas pelos alunos das três linhas de pesquisa de acordo com o desenho do Projeto de Pesquisa do discente e com a orientação do professor orientador. O aluno deverá cumprir pelo menos 3 (três) disciplinas optativas, perfazendo um total de 9 (nove) créditos. Núcleos de Pesquisa e Atividade Acadêmicas
Participação em Núcleos de Pesquisa
De caráter obrigatório para as três as linhas, valendo dois (2) créditos à participação no Núcleo em cada semestre, que serão atribuídos segundo critérios definidos regimentalmente. Como proposta, o novo Projeto sugere a constituição de dois (2) Núcleos de Pesquisa, agregando os professores de forma interdisciplinar, sendo estes:
1. Estudos em Políticas de Saúde e Processos Sociais;
2. Políticas Públicas, Processos Sociais e Desenvolvimento Local.
Participação em atividades de orientação
A participação em atividades de orientação é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir 3 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas: Estudos orientados para qualificação; Estudos orientados para dissertação I e Estudos orientados para dissertação II
Participação em Atividades Acadêmicas
A participação em atividades acadêmicas é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir pelo menos 2 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
1. Atividade Acadêmica I – apresentação de trabalho em eventos científicos, equivalendo 1 ponto;
2. Atividade Acadêmica II – publicação de trabalho completo em Anais de Evento Científico reconhecido pela área de serviço social, equivalendo 2 pontos
3. Atividade Acadêmica III – publicação de capítulo de livro, equivalendo 2 pontos
4. Atividade Acadêmica IV – Publicação de artigo em periódico especializado reconhecido pela área de serviço social, equivalendo 3 pontos
Total de Créditos para Titulação:
O Programa de Mestrado tem 27 (vinte e sete) créditos, assim distribuídos:
1. Nove (9) créditos em disciplinas obrigatórias,
2. No mínimo nove (9) créditos em disciplinas optativas,
3. No mínimo quatro (4) créditos em participação nos núcleos de pesquisa,
4. Três (3) créditos em atividades de orientação,
5. No mínimo dois (2) créditos em participação de atividade acadêmica.
CRÉDITOS
Para a titulação do Mestrado o aluno deverá cumprir o total de 27 créditos, distribuídos da seguinte forma:
Disciplinas obrigatórias: 09 créditos
Disciplinas optativas: 09 créditos (mínimo)
Participação em núcleos de pesquisa: 4 (mínimo)
Atividades de orientação: 3 créditos
Atividades Acadêmicas: 2 créditos no mínimo
III. Participação em Núcleos de Pesquisa
De caráter obrigatório para as três as linhas, valendo dois (2) créditos à participação no Núcleo em cada semestre, que serão atribuídos segundo critérios definidos regimentalmente. Como proposta, o novo Projeto sugere a constituição de dois (2) Núcleos de Pesquisa, agregando os professores de forma interdisciplinar.
Núcleos de Estudos e Pesquisas (confira as opções no link Núcleo de pesquisa)
IV. Participação em atividades de orientação
A participação em atividades de orientação é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir 3 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
– Estudos orientados para qualificação: 1 crédito
– Estudos orientados para dissertação I: 1 crédito
– Estudos orientados para dissertação II: 1 crédito
V. Participação em Atividades Acadêmicas
A participação em atividades acadêmicas é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir pelo menos 2 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
– 1 crédito:
Atividade Acadêmica I
Apresentação de trabalho em eventos científicos
– 2 créditos:
Atividade Acadêmica II
Publicação de trabalho completo em Anais de Evento Científico reconhecido pela área de serviço social
– 2 créditos:
Atividade Acadêmica III
Publicação de capítulo de livro
– 3 créditos:
Atividade Acadêmica IV
Publicação de artigo em periódico especializado reconhecido pela área de serviço social