Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança

Instituição Promotora: Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
Coordenador na Instituição Promotora: Prof. Dr. Renato Tetelbom Stein
Instituição Receptora: Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM
Coordenador na Instituição Receptora: Prof. Dr. Valmin Ramos da Silva
Processo de Aprovação da CAPES: 229449-2014
Area de Avaliação: MEDICINA II
Data da Publicação: 25/11/2014


Apresentação
A proposta de Doutorado Interisticional (DINTER) em Saúde entre o Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criançada PUCRS e a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) está alicerçada nos princípios norteadores das propostas de cursos Interinstitucionais elaborados pela CAPES. Neste sentido, o curso DINTER proposto apresenta um desejado equilíbrio entre atividades a serem realizadas junto à Instituição receptora (EMESCAM) e à Instituição promotora (PUCRS), bem como abre a possibilidade de foco em diferentes áreas da Saúde representadas pelas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação da instituição promotora, em Pediatria/Saúde da Criança.

A instituição receptora, iniciou suas atividades em março de 1968, inovando o ensino de Medicina e a formação de Médicos no Espírito Santo. Hoje, com mais de três mil médicos formados atuando em vários Estados brasileiros, a EMESCAM é uma das mais respeitadas Faculdades da região. Além do curso em medicina, que formou a primeira  turma em 1973, oferece hoje, além do curso de medicina, os cursos em graduação em: fisioterapia (1999), enfermagem (2002) e serviço social (2003) e os cursos se relacionam ao conceito de interdisciplinaridade nas áreas da saúde.

Como entidade sem fins lucrativos, possui um histórico de atuantes intervenções junto à comunidade, contribuindo em aspectos importantes na área da saúde, pois desde sua criação, a EMESCAM sempre esteve atuante junto à comunidade onde se insere, cumprindo a sua principal missão que é promover o conhecimento em saúde com inovação, formando profissionais que contribuam para a construção de uma sociedade justa e solidária além da assistência realizada em hospital próprio, o Hospital Santa Casa de Misericórdia. Com 48 anos de existência, a EMESCAM apresenta expressivo crescimento ao longo dos anos, fato comprovado pela oferta dos quatro cursos de graduação nas áreas da saúde e formação até o final de 2015 de 5590 médicos, 592 enfermeiros, 562 fisioterapeutas e 662 assistentes sociais. Atentos à tradição institucional na área da saúde, bem como à recente tendência de ampliação da concepção de saúde que incorpora o estudo das condições gerais da existência como fatores vinculados à produção do binômio saúde-doença a Faculdade implantou em 2008 o primeiro Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local do Brasil. O Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM é caracterizado pela natureza acadêmica e caráter interdisciplinar, tendo formado até o final de 2015 de 90 Mestres.
 
O Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança (PPG - Pediatria) da PUCRS iniciou suas atividades em 1995 com o curso de mestrado, tendo evoluído para um programa que inclui doutorado em 2004. O curso é recomendado pela CAPES, tendo recebido conceito 6 na última avaliação em 2010/2012. O corpo de professores permanentes é altamente qualificado e a produção científica tem crescido em número e nas avaliações de impacto de literatura. O programa tem uma forte ênfase em estudos translacionais e interdisciplinares. Como os professores têm grande ligação com o Hospital São Lucas da PUCRS, as pesquisas, mesmo em área experimental, apresentam a preocupação com uma aplicabilidade clínica em Pediatria e Saúde da Criança.

A oferta do DINTER potencializa o efeito positivo da atuação da EMESCAN junto à comunidade da área da saúde, seja por meio da qualificação de pessoas, seja pela contribuição oriunda da realização de pesquisas.