A Extensão é parte do processo educacional, tendo como força indutora e motivadora as questões imediatas e mais relevantes demandadas pela sociedade. É pela extensão que a IES interage com a comunidade em que está inserida, sendo uma ponte entre a Instituição e os diversos setores da sociedade, se apresentando de diversas formas: ofertas de cursos, seminários, palestras, atividades extensionistas e assistenciais.

É na via extensão, que os alunos correlacionam os fundamentos teóricos com o fazer prático, além de difundir e socializar o conhecimento veiculado pelo ensino e produzido pela pesquisa. Também permite o conhecimento da realidade da comunidade, diagnosticando necessidades e demandas de pesquisas e outras ações. É uma atividade acadêmica que contribui significativamente para a mudança da sociedade, reforçando o compromisso da IES com a transformação social, baseada nos princípios de justiça, solidariedade, democracia e inclusão social.

Natureza das ações de Extensão

a) Projeto: conjunto de ações processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo bem definido de um programa a que se vincule; limitado em um prazo determinado, dele deve resultar um produto que concorra para realizar o objetivo geral do programa e para a expansão ou aperfeiçoamento das instituições envolvidas:
Obs: O Projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como Projeto não-vinculado.

b) Curso: conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária definida de acordo com os objetivos a serem alcançados

c) Evento: ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela EMESCAM: Congresso, Fórum, Seminário, Semana, Exposição, Espetáculo, Evento esportivo, Eventos culturais, Festival ou equivalente.