A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de representação acadêmica com funções de:
- Elaborar e desenvolver a proposta da avaliação interna (autoavaliação).
- Coordenar os processos internos de avaliação da Instituição.
- Sistematizar as informações.
- Divulgar as informações.
- Fornecer as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)
 
COMPOSIÇÃO DA CPA
I -  Coordenador;
II -  Representante do corpo técnico-administrativo;
III -  Representante da sociedade civil organizada;
IV -  Representante discente de cada curso;
V -  Representante docente de cada curso; e
VI - Representante docente dos cursos de Pós-graduação.

AVALIAÇÃO INTERNA OU AUTOAVALIAÇÃO
É um processo contínuo por meio do qual a Instituição constrói conhecimentos sobre sua realidade, buscando compreender o significado do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

- DIMENSÕES A SEREM CONSIDERADAS NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO
(Estabelecidas pela lei nº 10.861/04)
1 - Missão e PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).
2 - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, atividades de extensão, bolsas de pesquisa, monitoria e demais modalidades;
3 - Responsabilidade Social da Instituição: Contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
4 - Comunicação com a sociedade: Estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa.
5 - Políticas de pessoal, as carreira do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e condições de trabalho.
6 - Organização e gestão da Instituição: Funcionamento e representatividade dos colegiados e sua interdependência, autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios.
7 - Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
8 - Planejamento e avaliação em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação Institucional: Adequação e efetividade do projeto Institucional e pedagógico de cada curso.
9 - Políticas de atendimento a estudantes e egressos: Programas e critérios utilizados para atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil.
10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
11 - Outras dimensões: Itens importantes para a identidade institucional, suas especificidades e missão (hospital, inserção regional e outros).

Para respeitar as especificidades de cada instituição e manter sua autonomia, o roteiro de autoavaliação para estas dimensões está organizado em três núcleos:
- Básico e comum;
- Temas optativos;
- Documentação, dados e indicadores.

ETAPAS DA AVALIAÇÃO INTERNA
Primeira: preparação
- Constituição da CPA
- Sensibilização
- Elaboração do Projeto de avaliação
Segunda: desenvolvimento
  - Ações
  - Levantamento de dados
  - Análise das informações e relatórios parciais
Terceira: consolidação e elaboração de relatórios
  - Relatório
  - Divulgação
  - Balanço crítico