FAQ - Processo Seletivo As dúvidas mais comuns para quem vai fazer a prova.

CURSO DATA DA PROVA CONTEÚDO HORÁRIO LOCAL
Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social 22/10/2017 Prova objetiva única e Redação 8h às10h Dependências da Emescam
Medicina 26/11/2017
Prova Objetiva: Biologia e Quimica 8h às 11h

Medicina 19/09/2017 a 19/10/2017 até às 17 horas
Enfermagem, Fisioterapia e Serviço social 19/09/2017 a 17/10/2017 até às 17 horas

As provas são realizadas na Emescam na Av. N. S. da Penha, 2190, Santa Luiza - Vitória - ES - 29045-402.

Medicina R$700 (setecentos reais)
Enfermagem, fisioterapia e serviço social (2kg de Alimentos)

Sim, pode fazer a inscrição desde de que as provas do processo seletivo não sejam realizadas no mesmo dia e deve pagar as duas taxas.

Sim. Caso seja aprovado entre em contato com a gerência financeira. Para mais informações entrar em contato com o setor financeiro através do e-mail financeiro@emescam.br ou telefone (27) 3334-3544/ 3334-3513.

Nos últimos anos o curso de Medicina apresentou uma relação candidato/vaga em 22/vaga. Já os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social apresentaram uma relação candidato/vaga foi de 6/vaga.

Medicina: O resultado da prova objetiva é divulgado em até 3 (três) dias úteis após a realização da prova. Já o resultado das provas discursivas é divulgado até 7 (sete) dias úteis após a conclusão das mesmas através site da Emescam (www.emescam.br) e afixado no quadro de aviso no hall de entrada da instituição.

Enfermagem, Fisioterapia e Serviço social: O resultado das provas objetiva e redação são divulgados até 7 (sete) dias úteis após a conclusão das mesmas através do site da Emescam (www.emescam.br) e afixado no quadro de aviso no hall de entrada da instituição.

A prova objetiva não tem nota de corte. Serão considerados qualificados para a 2ª Etapa os 180 (cento e oitenta) primeiros candidatos classificados na 1ª Etapa, obedecendo a ordem decrescente do número de pontos obtidos nesta etapa. Os candidatos que obtiverem o mesmo número de pontos do último classificado na 1ª Etapa também poderão participar da 2ª Etapa.

Sim, mas a inscrição deve ser realizada como treineiro*.
O candidato que não comprovar a conclusão do Ensino Médio, considera-se nula, para todos os efeitos, a classificação obtida pelo candidato, para ingresso no curso, quando da ocorrência desta hipótese (Portaria MEC nº 391, de 07/02/2002).

(*) "Treineiro": Considera-se como treineiro o candidato que à época da matrícula, no curso de graduação para o qual prestou o Processo Seletivo, não concluiu o Ensino Médio.

Os documentos que precisam ser levados são:Cartão de Identificação e Registro Original de Identidade Civil, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH.
ATENÇÃO: durante a realização da prova os candidatos não poderão portar telefones, pagers, relógios, produtos comestíveis ou quaisquer outros objetos diferentes de caneta, lápis e borracha.

Durante a realização da prova os candidatos não poderão portar telefones, pagers, relógios, produtos comestíveis ou quaisquer outros objetos diferentes de caneta, lápis e borracha.

Documento emitido no site da instituição com as informações pessoais do candidato e opção de curso. Este só pode ser impresso pelo candidato a partir da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

Digite o número do seu CPF no campo inscrição. Nesta página haverá um link para impressão do seu cartão de identificação.

Neste caso o candidato deve comparecer à EMESCAM com o comprovante original de pagamento e documento de identificação oficial (Registro Original de Identidade Civil, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH).
IMPORTANTE: para ter validade o comprovante de pagamento deve estar com a data dentro do prazo de inscrição.

Deve entrar em contato por e-mail pelo endereço processo.seletivo@emescam.br informando o CPF e o dado a ser corrigido. A correção é realizada em até 48 horas. Depois desse prazo, o candidato deve acessar a página de inscrição e verificar se a solicitação foi atendida corretamente. Caso o problema permaneça entrar em contato pelo telefone (27) 3334-3512.

Medicina: para obter esse benefício o candidato deverá comprovar que cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública e comprovar a carência de recursos, conforme critérios estabelecidos no EDITAL. Os documentos comprobatórios deverão ser protocolados no período de 18/04/2017 a 08/05/2017 na Secretaria da EMESCAM, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h ou enviados por carta registrada pela Agência dos Correios. A Comissão do Processo Seletivo divulgará no dia 12/05/2017, através do site, o resultado da análise do Pedido de Isenção da Taxa.

ATENÇÃO: O candidato encontrará no endereço eletrônico www.emescam.br/vest/home/isencao_taxa, os documentos necessários para o pedido de isenção da taxa no Processo Seletivo 2017/2.

São divulgados no mesmo dia de aplicação da prova até às 19 horas.

Dúvidas e/ou contestações referentes às questões das provas deverão ser protocoladas por escrito na secretaria da Emescam, na forma de recurso, a CPS/EMESCAM, devidamente fundamentadas, até 24 horas após o término de cada prova. Caso o parecer da banca examinadora seja favorável à anulação de uma ou mais questões, será(ão) atribuído(s) a todos os candidatos o(s) ponto(s) referente(s) à(s) mesma(s).

Não. O candidato só poderá levar o rascunho do cartão-resposta 2h30min após o início da prova.

O edital define que em nenhuma hipótese o candidato terá direito à vistas, revisão das provas ou recontagem dos pontos atribuídos.

No caso de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social: a prova objetiva constará de 20 (vinte questões). Cada uma com valor de 4 pontos, totalizando 80 pontos. A prova de redação terá um valor de 20 pontos.

No caso de Medicina: constará de 2 (duas) provas de múltipla escolha, com 50 (cinquenta) questões cada uma, totalizando 100 (cem) questões, valendo 1 (um) ponto cada questão. As questões serão assim distribuídas:

1ª ETAPA

Data Hora Conteúdos Pontuação
04/06/2017 8h às 11 horas Biologia 30
Física e Matemática 10
Conhecimentos Gerais 10
14h às 17h horas Química 25
Português e Literatura Brasileira 15
Língua Estrangeira (inglês) 10

2ª ETAPA

Data Hora Conteúdos Nº Questões Pontos por Questão Total de Pontos
08/06/2017 8h às 11h Biologia (discursiva) 10 5 50
14h às 17h Redação - - 25
09/06/2017 8h às 11h Química (discursiva) 05 5 25

A EMESCAM abre processo de transferência via EDITAL disponibilizado no site da instituição. Para mais informações solicitamos que entre em contato com a nossa secretaria acadêmica:

secretaria.academica@emescam.br
3334-3533

A matrícula só poderá ser efetuada mediante apresentação dos seguintes documentos:
- Histórico original (Ensino Médio);
- Registro de Identidade Civil - carteira de identidade Lei 9454/97 (fotocópia);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (fotocópia);
- Título de Eleitor (fotocópia) e comprovante de voto (fotocópia);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia);
- Comprovante de residência (fotocópia);
- 1 fotografia 3x4 recente;
- Prova de regularização com o Serviço Militar (fotocópia);
- Pagamento da 1ª mensalidade de 2017/2 – documento emitido pela Secretaria da EMESCAM.

Observação: Para o(a) canditado(a) menor de 18 (dezoito) anos, deverá o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ser assinado pelo pai, mãe ou responsável legal devidamente comprovado Termo Judicial, ou ainda por representante munido de Procuração de Fé Pública confeccionada por cartório.

São de dois dias após a divulgação do resultado. Portanto, compete ao candidato acompanhamento da publicação dos editais de convocação para matrícula. O não comparecimento do candidato no prazo estipulado implica em desistência e perda da vaga, ensejando a convocação de candidatos suplentes, obedecendo rigorosamente à ordem de classificação final.

Será publicado no quadro de avisos do hall da entrada principal da Emescam e no www.emescam.br. Não convocamos o candidato por telefone.

Na Secretaria Geral da EMESCAM, no horário das 8h às 17h.

Não será aceita, em hipótese nenhuma, a matrícula do(a) candidato(a) que não comprovar a conclusão do ensino médio. Quanto a ausência dos demais documentos o candidato assina um TERMO DE COMPROMISSO num prazo de 30 (trinta) dias para apresentar a documentação pendente.

Aceitamos sim, mas o candidato assina um TERMO DE COMPROMISSO para em um prazo de 30 (trinta) dias para apresentar a documentação original.

Pagamento da 1ª mensalidade é à vista.

Para solicitar o trancamento o aluno deverá: ter concluído o 1º (período), estar em dia com as mensalidades e com situação regular na Biblioteca.
Observações Importantes:
1) O trancamento de matrícula é caracterizado pela interrupção temporária de todas as atividades acadêmicas da Instituição requerida pelo aluno, assegurando-o o vínculo com a Instituição e o seu direito de retornar no prazo previsto.
2) O período de trancamento é de 1(um) ano podendo ser renovado por mais 1 (um), garantindo assim a vaga por um período de 02 (dois) anos;
3) Caso não haja solicitação de renovação do trancamento ou reabertura de matrícula no período determinado, o(a) aluno(a) perderá seu vínculo (vaga) com a Instituição;
4) Na reabertura da matrícula o(a) aluno(a) deverá efetuar a rematrícula dentro do prazo determinado, antes do início de qualquer um dos semestres;
5) Na renovação do trancamento o(a) aluno(a) deverá efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais);
6) Quando o(a) aluno(a) destrancar a matrícula caso a matriz curricular não seja mais ofertada será migrado para a matriz vigente.

Sim, à Instituição é credenciada ao Prouni e a Nossa Bolsa; dispõe ainda dos programas de Monitoria e Bolsa Social, sendo que neste casos, o aluno tem que estar matriculado na instituição e aguardar o edital de seleção destes programas.

Geralmente a partir do segundo período o estudante já pode iniciar atividades de estágio, em especial aquelas mais simples, que necessitam de menor suporte teórico. Vai depender muito do curso e do estágio.

Não.

HSCMV, SCS E SEFUSC não tem política definida de Desconto. Com relação à Emescam o desconto é baseado na Convenção Trabalhista.

Copyright 2009 - EMESCAM - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Av. N. S. da Penha, 2190, Santa Luiza - Vitória - ES - 29045-402