Outras Formas de Ingresso Confira todas as maneiras de fazer parte da instituição que é referência em saúde no Espírito Santo.


VESTIBULAR AGENDADO

(Informações serão disponibilizadas brevemente).

NOVO CURSO DE GRADUAÇÃO

Recomendamos ao candidato prestar o vestibular normalmente, pois só haverá vaga para graduados (2º graduação) caso sobrarem vagas não preenchidas durante o processo seletivo normal. Esta opção não de aplica ao Curso de Medicina.

1. Já tenho uma formação na área da saúde e queria fazer uma 2º graduação. Posso fazer aproveitamento de disciplina? Neste caso, há alguma redução no valor da mensalidade?

No ato da matrícula o aluno deve solicitar via processo dispensa de disciplinas anexando o histórico escolar da Instituição de origem atualizado e os programas das disciplinas cursadas para análise do Coordenador do Curso e os respectivos professores das disciplinas. A mensalidade será proporcional ao número de disciplinas cursadas no período letivo.

Transferência

1. Quando serão divulgadas as vagas disponíveis para transferência?

Só saberemos a quantidade de vagas após o período de rematrícula que acontece nos meses de junho e dezembro. Acompanhe as notícias do site da EMESCAM, pois o processo de transferência é realizado via EDITAL.

2. Como fico sabendo da abertura de inscrições para o processo seletivo de transferência?

Acompanhe as notícias do site da EMESCAM, pois o processo de transferência é realizado via EDITAL.

3. A Emescam aceita transferência externa de alunos de IES de outros países?

Não. Uma das exigências do processo de transferência é que o aluno seja proveniente de uma instituição credenciada pelo MEC. Essa exigência exclui os alunos de faculdades fora do Brasil.

4. Posso fazer a transferência/ mudança de curso dentro da instuição?

Sim, mediante existência de vaga para o curso pretendido. A transferência interna só poderá ser solicitada após ter cursado o 1º período do Curso matriculado, exceto Medicina. Esta opção não se aplica ao Curso de Medicina.

5. Qual a documentação necessária para participar do processo seletivo de transferência?

1 - Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;
2 - Histórico Escolar (original e atualizado) da IES de origem;
3 - Conteúdo programático de todas as disciplinas ou atividades docentes cursadas na IES de origem;
4 - Atestado de regularidade de matrícula da IES de origem;
5 - Cópia autenticada da carteira de identidade.

Observação: Será considerado eliminado o candidato que:
a) Apresentar documentação incompleta que impossibilite a análise curricular;
b) Não tiver cursado na IES de origem, com aprovação, o conteúdo programático integral equivalente aos períodos anteriores para o qual se inscreveu.

6. Como funciona o processo de transferência? É necessário fazer prova?

ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA E SERVIÇO SOCIAL - o processo de seleção é realizado através da análise do HISTÓRICO ESCOLAR do requerente pela coordenação do curso pretendido.
MEDICINA - é feita em duas etapas sendo a:
    • 1ª ETAPA - ELIMINATÓRIA, tem caráter eliminatório e consta da análise do Histórico Escolar, sendo qualificado para a etapa classificatória.
    • 2ª ETAPA - CLASSIFICATÓRIA, somente poderão inscrever-se na etapa classificatória os candidatos aprovados na etapa eliminatória, mediante o comprovante original de pagamento da taxa de inscrição para fazer a referida prova. A prova é objetiva, o dia e horário são previamente determinados pela Comissão do Processo Seletivo e geralmente, consta de 40 questões, cada questão valendo 1 (um) ponto, abrangendo o conteúdo especificado conforme a vaga do período desejado (Ex.: 2° período de medicina, conteúdo que será abordado na prova: Biologia Celular e Molecular, Histologia Geral, Embriologia Geral, Introdução ao Estudo da Anatomia (planos e eixo de construção, terminologia anatômica), Sistema Locomotor, Sistema Circulatório (generalidades), Sistema Nervoso (generalidades), Anatomia Segmentar dos Membros Superiores e Inferiores e coluna vertebral).

7. Como é o processo de matrícula para os alunos transferidos?

Após a divulgação do resultado final, será divulgado o edital de convocação de matrícula onde o candidato deverá comparecer à Secretaria com a seguinte documentação:

- Histórico original (Ensino Médio);
- Cadastro de Pessoa Física - CPF (fotocópia);
- Título de Eleitor (fotocópia) e comprovante de voto (fotocópia);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia);
- Comprovante de residência (fotocópia);
- 1 fotografia 3x4 recente;
- Prova de regularização com o Serviço Militar (fotocópia);
- Pagamento da 1ª mensalidade de 2017/2 - documento emitido pela Secretaria da EMESCAM.

Observação: Para o(a) canditado(a) menor de 18 (dezoito) anos, deverá o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, ser assinado pelo pai, mãe ou responsável legal devidamente comprovado Termo Judicial, ou ainda por representante munido de Procuração de Fé Pública confeccionada por cartório.

Copyright 2009 - EMESCAM - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória
Av. N. S. da Penha, 2190, Santa Luiza - Vitória - ES - 29045-402